Blog

Publicado em 10/05/2022

Quando e como realizar a limpeza da caixa de água?

A limpeza da caixa d água é essencial para garantir a saúde dos moradores e a integridade do material. Sem uma limpeza regular, a água do reservatório pode ser contaminada e ficar imprópria para o uso. Isso acontece porque o local começa a acumular resíduos sólidos que chegam pela tubulação e por poluentes que podem se instalar nas frestas. Além disso, insetos e microrganismos podem se reproduzir sem que sejam vistos, representando risco para a saúde.


Limpar o reservatório de água é uma tarefa simples, porém necessita dos materiais adequados e alguns cuidados. Continue a leitura para saber como fazer a limpeza correta.


Quando limpar?


O recomendado é fazer a limpeza a cada seis meses. No entanto, o ideal é verificar o estado do reservatório e realizar o procedimento sempre que necessário. Uma vez que rachaduras podem facilitar a entrada e reprodução de insetos e animais pequenos, como ratos e pombos. Se a periodicidade for menor, consequentemente a limpeza será mais fácil.


Por que é importante realizar a limpeza?


Como mencionado, o principal motivo é eliminar a sujeira, pois a água que chega à caixa d água não vem totalmente limpa. Pode-se ficar alguma sujeira na tubulação ou microrganismos na estrutura, por mais que haja tratamento. Desta forma, o local pode acumular incrustações escuras formadas por materiais biológicos. Elas podem causar mau cheiro, entupir o encanamento e deteriorar o material.


Passo a passo para a limpeza 


Para realizar a limpeza é ideal verificar o estado da caixa antes de começar. Notar se há algum dano, como furos ou rachaduras, e, se necessário, trocar o reservatório. Se estiver em boas condições, a limpeza pode ser feita seguindo o passo a passo abaixo.


1. Separe os materiais necessários 


Para a limpeza ser feita de forma adequada deve-se utilizar uma esponja e escova de fibra macia, a fim de não causar dano às paredes da caixa e afetar a qualidade da água. A água sanitária é o principal produto químico usado.


2. Bloqueie a entrada de água 


O primeiro passo é cessar a entrada de água no reservatório. Para isso basta fechar o registro localizado na entrada da caixa. Caso o modelo não tenha esse tipo de saída, feche o que realiza a passagem da água da rua para o imóvel. Após esse procedimento, retire a tampa da caixa e desative a boia.


3. Esvazie a caixa


Esvazie o reservatório deixando cerca de um palmo de água e bloqueie a saída que vai para o encanamento para que o material de limpeza não desça pelos canos. Para evitar o desperdício de água, programe a limpeza. Interrompa o fornecimento de água e utilize apenas a água que está no reservatório. Quando o nível atingir um palmo, realize a limpeza.


4. Inicie a limpeza 


Comece a limpeza esfregando as paredes do reservatório. O recomendado é utilizar a esponja nas paredes e no fundo, se for uma caixa de fibra de vidro. Caso seja de concreto, o indicado é usar uma vassoura de piaçava. Em seguida, deve-se retirar toda a água que restou com a ajuda de um balde e panos.


Após retirar a sujeira, a caixa precisa ser enchida com a água da rua ou da cisterna, cerca de 50 centímetros. O próximo passo é fechar a caixa novamente e adicionar água sanitária. Para cada um litro de água sanitária misture mil litros de água. A água deve ser mantida por duas horas no reservatório e não sendo utilizada para nada.


Em seguida, abra o registro de saída, as torneiras e as descargas para que a solução passe pela tubulação. Não esqueça de lavar a tampa da caixa, com esponja e água sanitária.


5. Reinicie o abastecimento 


Após realizar os procedimentos acima, abra o registro do cavalete externo ou retire a boia e deixe que a caixa volte a encher. A primeira água reservada pode ser usada para lavar pisos, quintal e roupas, a fim de evitar qualquer resíduo que tenha ficado na tubulação.


Seguindo o passo a passo, fica mais simples limpar a caixa e garantir água limpa em casa. Caso não consiga realizar o serviço, há profissionais que podem ser contratados para executar o procedimento. Se estiver na hora de trocar a caixa, pois ela apresenta rachaduras ou outro dano, a Açofer pode te ajudar. Entre em contato e faça o seu orçamento!


Fonte: Massi Digital