Blog

Publicado em 03/09/2021

3 benefícios do uso de cisternas para sua obra.

Atualmente, muito se fala sobre sustentabilidade, preservação do meio ambiente e dos demais recursos naturais, especialmente, da água. Muitas são as campanhas, palestras e atividades que estimulam a economia de água e procuram fazer com que a população mundial compreenda o quão fundamental é esse recurso e porquê devemos nos preocupar.


Muitas ações são efetivas para economizar água. Entre elas, o menor tempo de banho, torneiras fechadas durante a escovação dos dentes, mangueiras desligadas ao lavar o quintal e várias outras medidas.


Embora as opções sejam diversas, há uma delas que também é altamente efetiva e que, talvez, você ainda não conheça a sua função e benefícios: as cisternas. Já ouviu falar?


Úteis para coletar, armazenar e preservar água, seja potável, da chuva ou de reuso, as cisternas são reservatórios bem comuns em edifícios, condomínios residenciais e uma excelente opção para quem deseja adaptar a obra para torná-la mais sustentável.


Contudo, ainda que a sustentabilidade seja um fator de extrema importância e totalmente válido para instalar uma cisterna, os benefícios vão muito além disso, sabia? Separamos 3 deles para você conferir:


1- Economia de gastos


Como as cisternas são capazes de tornar reaproveitável a água da chuva e da água cinza, que é aquela que já foi utilizada em banhos ou para lavar roupas, por exemplo, consequentemente o gasto de água "nova" e potável e será bem menor. Com isso, o valor do gasto de água mensal é diminuído em até 50%.


2- Uso para diversas atividades


Considerando que a água pode ser armazenada e preservada em grande quantidade, são várias as atividades que você pode realizar usando a água coletada, como limpar o quintal, lavar os carros, regar as plantas, dar descarga, etc.


3- Prevenção da dengue


Há quem faça a coleta da água da chuva através de métodos adaptados. Entretanto, apesar de funcionar, os riscos de mosquitos da dengue surgirem com a água parada são alarmantes. Com a cisterna, isso não acontece e é possível fazer o armazenamento sem receio, pois o reservatório é totalmente seguro e prático, evitando qualquer chance de proliferação da dengue no local.


Conforme citamos, as cisternas são mais utilizadas em obras maiores, prédios e condomínios, porém, como existe mais de um tamanho disponível, se você desejar utilizá-la em sua casa, é totalmente possível, devendo escolher apenas um modelo mais compacto.


Possuímos cisternas disponíveis de alta qualidade e excelente funcionamento, é só vir até nossa loja conferir. A Açofer aguarda você!


Fonte: Massi Digital