Blog

Publicado em 26/08/2020

PPR vs CPVC, qual é o melhor para a tubulação da sua obra?

Recentemente publicamos uma matéria especial sobre tipos de tubulações para água quente (se você ainda não leu pode encontrá-la na sessão BLOG aqui no nosso site), e como duas variedades de materiais chamaram atenção, resolvemos nos aprofundar neste assunto abordando as diferenças entre o CPVC, Policloreto de Vinila Clorado e o PPR, Polipropileno Copolímero Random.

Para contribuir com a sua compreensão, vamos resgatar alguns pontos históricos: há algum tempo atrás a tubulação de água quente tinha como principal matéria-prima o cobre, esse material adicionava custos elevados para a instalação e manutenção da rede, necessitava de um envolvimento térmico por toda a tubulação e sofria com a oxidação ao passar dos anos. Esses foram alguns agravantes que ocasionaram o desenvolvimento de novas soluções hidráulicas no mercado nacional, entre elas o CPVC e o PPR.

Com obejtivo de direcionar esse comparativo, utilizamos 3 indicadores de diferenciação: material, instalação e manutenção.

O CPVC é um material derivado do PVC, que resiste temperaturas até 70ºC, sua aplicação é realizada por meio de soldagem a frio, utilizando um adesivo plástico com secagem rápida. Além da praticidade e alta duração, essa opção permite que a água chegue às torneiras com muita qualidade pois conta com a vantagem de ser antimicrobiano. O sistema de tubulação CPVC requer pouca ou nenhuma manutenção quando instalado corretamente, e se uma parte da tubulação precisar ser substituída, um reparo pode ser feito facilmente sem a necessidade de um soldador ou dispositivo de elevação para içar o equipamento no lugar.

Já o PPR é um composto de última geração, indicado para projetos de baixo ou alto desempenho. Os tubos são soldados por termofusão, diminuindo significativamente a necessidade de manutenção e problemas com vazamentos. O PPR apresenta um custo mais baixo que a tubulação de CPVC, por exemplo, mas demanda uso de mão de obra especializada e equipamentos de instalação apropriados, resultando em um processo de instalação ou manutenção mais longos.

Sendo assim, uma das principais diferenças entre essas duas opções está na forma como é realizada a união de tubos e conexões. O CPVC é unido através de um junta soldável, com aplicação de um adesivo especial na ponta dos tubos e nas parte internas das conexões, unindo as peças. Já o processo de união do PPR é através da termofusão, para isso utiliza-se um termofusor que aquece às peças fazendo com que uma “grude” na outra, permitindo ainda a execução de curvaturas na tubulação.

A finalidade da sua obra é o fator que define qual das opções será mais apropriada, ambas apresentam qualidades próprias e cabe a você decidir qual delas será mais apta ao seu projeto.

Aqui na Açofer temos tudo para instalação de tubos, conexões e reservatórios para construções residenciais e comerciais. Conte com o selo de qualidade Amanco Wavin e escolha o melhor para sua obra!

Gostou dessa matéria? Fale pra gente o que achou!


Fonte: Açofer