Blog

Publicado em 01/09/2022

Checklist da obra: o que não pode ficar de fora

O acompanhamento da obra é fundamental para garantir que a execução dos serviços esteja de acordo com as condições e especificações técnicas, evitando retrabalhos e gastos desnecessários. Mas para isso, é necessário administrar todas as atividades que, geralmente, são feitas por profissionais diferentes. Assim, é essencial estabelecer rotinas de fiscalização e vistoria para identificar possíveis falhas e corrigir o mais rápido possível.


Para fazer um bom acompanhamento, a equipe deve se ater ao planejamento de obras feito antes do início da execução. Dessa forma, para ter êxito na gestão da obra e garantir o acompanhamento dos serviços no setor de construção, é preciso fazer um checklist completo.


Um bom checklist do acompanhamento da obra deve englobar todas as etapas de desenvolvimento do projeto.


Confira, a seguir, os itens indispensáveis para uma construção.


1 - Estudar os projetos
Analisar os projetos é necessário para prever as interferências e fazer a conciliação, sendo uma etapa fundamental para cumprir o padrão de qualidade. Desse modo, é preciso conferir o projeto arquitetônico, aprovado junto à prefeitura, bem como a parte da instalação estrutural, elétrica e hidráulica.


2 - Conferir a locação da obra
A locação da obra é um dos momentos mais importantes, por se tratar da marcação dos furos para a fundação. A posição definida para o furo da sapata, por meio da tabeira, é de onde a obra irá se desenvolver. Por isso, é essencial conferir o posicionamento das sapatas.


3 - Acompanhar o cronograma físico-financeiro
O cronograma físico-financeiro é uma ferramenta essencial para o controle de custos. Ele possibilita que os gestores confirmem se o desembolso acompanha o avanço físico da obra. Esse processo evita a má distribuição dos recursos, falta de insumos, atrasos e falta de qualidade.


4 - Checar a execução das atividades
A assiduidade nas visitas à obra é fundamental para conhecer as necessidades. Além de monitorar a segurança do trabalho e o desperdício de materiais, deve-se checar:
- execução de formas;
- posicionamento das ferragens;
- lançamentos elétricos e hidráulicos;
- armazenamento de materiais;
- cotações e compras de insumos;
- organização do canteiro;
- pagamentos e recebimentos.


O acompanhamento do desenvolvimento dos serviços tem relação direta com o desempenho da sua proposta. Para ter os melhores materiais para a sua construção, conte com a Açofer!


Fonte: Massi Digital