Blog

Publicado em 04/04/2022

O que é sapata? Conheça os tipos mais usados em obras

A sapata é a base de qualquer construção, feita de concreto armado - que leva em seu interior barras de aço, e demarcada de modo que as cargas dos pilares possam ser transferidas ao terreno através de distribuições de suas bases. Como ela é um elemento de fundação superficial, ou seja, com profundidade de escavação inferior a 3 metros, é importante saber quais são os tipos mais utilizados para poder definir a melhor para a sua obra.


Quais as vantagens do uso de sapatas como fundações?


A fundação superficial é utilizada para cargas mais leves, como, por exemplo, para residências ou terrenos firmes, sendo a responsável por garantir que a construção seja estável e não sofra rupturas. A sapata é indicada para áreas de solo estável e de alta resistência nas camadas superficiais.


Além de garantir a segurança na fundação do imóvel, suportando grandes capacidades de cargas quando comparada com outros tipos de fundação rasa, as sapatas apresentam baixo custo de produção, facilidade na execução, versatilidade em seu formato e consumo de pouco concreto. Apesar das vantagens, é necessário saber se ela é indicada para sua obra, por isso é importante conhecer o solo e ter um planejamento.


Quais são os tipos de sapatas de fundação?


Existem diferentes tipos de sapatas, mas todas precisam seguir a NBR 6122/2010, que diz respeito aos projetos e execuções de fundações, explicando os tipos e indicando cargas e dimensões estruturais. A NBR 6118/2014 também é importante, uma vez que trata dos processos de projetos de estruturas de concreto. Ela delimita os números para as dimensões das sapatas, entre outras orientações para a construção civil.


Sapata isolada


A sapata isolada é um dos tipos mais simples e mais utilizados em obras. Ela é feita para suportar a carga de apenas uma coluna ou pilar, podendo apresentar diferentes formatos, como o retângulo, quadrado, circular e outros. Assim, o peso é transmitido para as colunas, que transferem para as sapatas, que distribuem para o solo. O radier e a gaiola são as armações de aço mais usadas em sapatas isoladas.


Sapata corrida


A sapata corrida é um tipo de fundação contínua, a qual recebe o peso de elementos que possuem cargas distribuídas de forma linear, como paredes e muros, e o direciona diretamente para o terreno. Ela é a mais utilizada em construções de pequeno porte e sua fundação é rasa, não necessitando de máquinas ou equipamentos especiais. Ela pode ser feita de concreto simples ou armado, canaletas ou concreto ciclópico (concreto e pedras).


Sapata associada


Este modelo é formado pela associação de duas sapatas. Ela é utilizada quando se quer conectar as ações de dois ou mais pilares ou quando dois pilares estão muito próximos, de modo que não é possível que as sapatas isoladas sejam feitas, podendo ficar sobrepostas ou prejudicar a estrutura. Para se obter o equilíbrio é necessário que a sapata esteja no centro de gravidade dos pilares.


Sapata de divisa ou alavancada


A sapata de divisa é uma solução quando a edificação está muito próxima da divisa de um terreno ou quando há alguma estrutura como obstáculo. Ela é dimensionada com uma viga de equilíbrio, uma vez que sua base não condiz com o centro de gravidade, assim a viga de equilíbrio possibilita a transmissão do peso para o restante da estrutura.


Qual o valor de uma sapata?


Como mencionado anteriormente, uma das vantagens das sapatas é o baixo custo de produção. Mas você sabe quanto custa para fazer uma sapata? O valor vai depender do tamanho e de qual tipo será utilizado. A Açofer tem todos os materiais que você precisa pelo melhor valor. Entre em contato e faça a sua cotação!


Fonte: Massi Digital