Blog

Publicado em 29/05/2020

Simplifique sua reforma: saiba a ordem certa para realizar a obra

Você deve se lembrar de ter ouvido na escola que a ordem dos fatores não altera o produto. Essa regra de fato é uma verdade para a matemática, mas quando o assunto é reforma as coisas mudam um pouco de cenário.


Ao decidir reformar sua casa, você deve saber que existe uma ordem a ser seguida durante os trabalhos, de forma a facilitar a organização da reforma e garantir o melhor resultado possível com ela.


Um bom profissional certamente poderá orientá-lo quanto a forma correta de organizar sua reforma, e com as informações que trouxemos abaixo você não terá motivos para errar.


 


Começando pelo banheiro


O banheiro costuma ser uma das áreas mais problemáticas durante as reformas, por isso o ideal é começar o trabalho encarando esse cômodo primeiro.


Além disso, banheiro costuma receber revestimentos independentes do restante do imóvel, o que facilita na hora de reformar esse cômodo sem alterar o restante da casa.


Dentro do banheiro, o ideal é começar os trabalhos com a demolição de estruturas, caso isso seja necessário, seguindo com a realização das instalações, finalizando com a fixação do chuveiro e das louças sanitárias.


Lembre-se de que antes de fechar as paredes é importante testar todas as saídas de água.


 


Seguindo rumo à cozinha


O segundo ponto de parada de sua reforma deve ser a cozinha, caso você também decida renovar esse ambiente. A reforma da cozinha costuma causar mais impacto na vida das pessoas, por isso é importante que ela seja planejada com cautela.


O primeiro passo é demolir o que for necessário, na sequência devem ser feitas as instalações hidráulicas e elétricas, finalizando com a troca do piso, caso você julgue necessário.


Os móveis e acabamentos são a última etapa a ser encarada para reformar a cozinha, e se possível opte por móveis planejados para dar um toque de funcionalidade ao cômodo.


 


Renovando o piso


Com o uso diário, é natural que o piso do imóvel acabe se desgastando e apresente um aspecto envelhecido. A reforma da casa é uma ótima oportunidade para trocar o piso e escolher um novo revestimento.


Você pode optar por trocar o piso de todo o imóvel ou apenas de algumas áreas específicas que costuma desgastar mais rapidamente, como a sala de estar e o corredor.


 


Trocando a esquadria


Após renovar o piso do imóvel, será possível dar início à troca da esquadria da casa.


Observe todas as portas e janelas de seu imóvel para definir quais delas precisam ser substituídas, e opte por modelos que ofereçam não apenas beleza, mas também resistência.


Existem diversas opções de materiais usados na fabricação de esquadrias, e os mais comuns são a madeira, o ferro, o alumínio e o PVC.


 


Finalizando com a pintura


A última etapa de sua reforma deve ser a pintura, que vai conferir o toque final à obra. É importante deixar a pintura por último pois as chances de ela ficar manchada durante a reforma são grandes.


Escolha as cores certas para cada ambiente observando características como o tamanho do espaço, a iluminação do ambiente e as sensações que deseja transmitir com a pintura.


Fonte: Blog Pra Construir