Blog

Publicado em 01/07/2021

Quando realizar a manutenção da pintura?

Há quem pinte as paredes da casa, por exemplo, porque enjoou da cor atual ou porque notou a necessidade de realizar esse serviço novamente. E há também aqueles que não se identificam com nenhuma das razões exemplificadas, porém, desejam saber qual é o momento ideal de refazer a pintura, independente do desejo de mudar a cor.


Primeiramente, é importante entender que não há um período exato que seja determinado para isso. Afinal, o tempo necessário para realizar a manutenção de uma parede interna não será o mesmo indicado para uma parede externa, que recebe chuva, provavelmente possui uma cor diferente, entre outros fatores.


Assim, é preciso considerar alguns pontos: o estado da textura da parede, a umidade e a temperatura do local e a forma de aplicação e o tipo de tinta. A partir disso, o tempo para manutenção pode ser estabelecido.


Para as tintas que são à base de água, a validade é de 3 anos. Já aquelas que são à base de solvente, o período se estende para um ano a mais!


Dessa forma, para decidir se está na hora de refazer a pintura, considere o tipo da tinta. Após feito isso, analise as questões citadas acima relacionadas à umidade e demais detalhes. Por fim, observe a situação estética do local em si. Se a última pintura foi realizada em menos de 3 anos, por exemplo, você pode realizar algum tipo de lavagem antes de pintar mais uma vez.


Logo, tudo vai depender das condições específicas de cada caso, não há como generalizar um período fixo para realizar a manutenção da pintura. Quando o momento ideal chegar, para tintas e acessórios corretos e de qualidade, escolha Açofer!


Fonte: Massi Digital