Blog

Publicado em 05/08/2020

Quais tipos de tubos e conexões são indicados para água quente?

 


Para que o sistema hidráulico de um projeto funcione corretamente, um dos fatores decisivos é o uso preciso dos materiais para cada tipo de instalação de acordo a sua funcionalidade. Pensando nisso decidimos esclarecer uma dúvida muito frequente, afinal, qual é o tipo correto de tubos e conexões para a água quente? Não é difícil identificar que uma instalação com essa finalidade demanda materiais diferenciados, já o que o objetivo é conservar o calor até a saída de água, mas além disso as peças precisam ser resistentes a uma série de fatores e é indispensável ressaltar que os produtos escolhidos e a instalação estejam todos de acordo com a NBR 7198.


Entre as opções disponíveis no mercado é interessante avaliar inicialmente as características do projeto para definir qual apresenta o melhor custo-benefício. Confira quais são as possibilidades de materiais:


Tubulação de PPR
Indicado para projetos de baixo ou alto desempenho, os tubos são soldados por termofusão, diminuindo significativamente a necessidade de manutenção e problemas com vazamentos. O PPR (Polipropileno Copolímero Random) apresenta um custo mais baixo que a tubulação de cobre, por exemplo, mas demanda uso de mão de obra especializada e equipamentos de instalação apropriados, resultando em um processo de instalação mais longo.


Tubulação de CPVC
Derivado do PVC, o CPVC (Policloreto de Vinila Clorado) material resiste temperaturas até 70ºC, sua aplicação é realizada por meio de soldagem a frio, utilizando um adesivo plástico com secagem rápida. Além da praticidade e alta duração, essa opção permite que a água chegue às torneiras com muita qualidade pois conta com a vantagem de ser antimicrobiano.


Tubulação FLEXTEMP
Feita de PERT (Polietileno de Alta Resistência Térmica), a linha Flextemp - Amanco é um sistema flexível de instalação hidráulica sob pressão, com encaixe rápido tipo click, para obras prediais de água quente e fria. As conexões são reutilizáveis e permitem o corte na metragem necessária evitando desperdícios. Essa e outras vantagens fazem da tubulação Flextemp uma instalação muito mais rápida do que os demais sistemas.


Tubulação PEX
Esse material é ideal para conduzir água quente ou fria, suportando picos de temperaturas de 95ºC. A tubulação PEX (Polietileno Reticulado) também permite a montagem de curvas, por ser resistente a pressão, e sua instalação demanda apenas de uma tesoura corta-tubo para o equipamento ficar no tamanho ideal. Os pontos de união são realizados por encaixes de tubos PEX - anéis de vedação deslizantes.


Tubulação de COBRE
Essa opção apresenta um custo mais elevado, porém a vida útil desse material é superior. A tubulação de cobre é uma das opções mais tradicionais, mas a instalação exige que seja aplicado um isolamento térmico externo para não deixar o calor escapar, além disso união entre ligações é feita com solda, usando maçarico e estanho.


Conhecer os tipos de tubos e conexões é fundamental para oferecer as melhores opções para o seu projeto. Aqui na Açofer você encontra todos os produtos citados e ainda conta com um time de profissionais prontos para te ajudar!


Fonte: Açofer