Blog

Publicado em 03/02/2023

Principais problemas elétricos residenciais

As instalações elétricas estão presentes em diferentes locais e são essenciais para utilizar diferentes objetos no dia a dia. Praticamente tudo está ligado com a eletricidade, por isso é fácil entender a importância desses sistemas.


Esses sistemas são bem complexos e contam com uma série de fatores para garantir principalmente a segurança, pois a eletricidade é extremamente perigosa e pode causar vários acidentes.


Existem diferentes problemas que podem causar a sobrecarga da rede elétrica de uma residência e também de outros locais. Os problemas podem acontecer por diferentes motivos. Entre os principais estão a idade da rede elétrica, que pode estar desatualizada ou problemas de instalação.


Conheça os principais problemas elétricos residenciais.


Queda dos disjuntores


Esse é um dos problemas elétricos residenciais mais comuns. Ele acontece quando o disjuntor desliga depois de um tempo de uso. Isso ocorre geralmente ao usar equipamentos que exigem muito da rede elétrica, como o chuveiro ou o ar-condicionado. O disjuntor desarma depois de um tempo por causa do superaquecimento.


Esse problema precisa ser resolvido. Caso você deixe o disjuntor caindo sem achar a solução para o problema, eventualmente ele pode perder esse fator de segurança e acabar causando incêndios graves.


Disjuntores incompatíveis com a rede


Um erro comum é a instalação de equipamentos incompatíveis com toda a rede elétrica. Isso quer dizer que é possível que uma instalação tenha um disjuntor com capacidade acima do que a dos condutores. Essa instalação incorreta acaba retirando a proteção da rede e podendo causar um curto circuito nos fios.


Problemas nos fios da rede elétrica


Os fios usados na rede elétrica também acabam se deteriorando com o tempo. Com os danos nos fios elétricos, pode ocorrer outros curtos circuitos na estrutura do imóvel.


Rede desatualizada


Caso o imóvel seja antigo e a rede elétrica foi feita na época da construção, é importante atualizar os fios e o sistema. Isso evita que a rede tenha superaquecimento, assim como adequa a construção para as novas práticas de segurança exigidas pelo mercado.


É importante sempre evitar esses problemas, pois eles trazem riscos para uma residência e para os equipamentos ligados à rede elétrica. O importante é sempre evitar a sobrecarga da rede. Por isso, nunca instale equipamentos sem consultar um eletricista sobre a viabilidade da rede.


Continue acompanhando o blog da Açofer para mais dicas de segurança para a sua residência!


Fonte: Massi Digital