Blog

Publicado em 04/01/2020

Paleta de cores: saiba como fazer a combinação na decoração

Um projeto de decoração traz inúmeras possibilidades para arquitetos e designers. Se você é da área, sabe que a seleção correta das cores é fundamental para a obtenção de um ambiente agradável e harmônico, certo?

Neste post, vamos dar dicas de como combinar tonalidades para que você encontre a paleta de cores ideal! Aproveite!

Estude as ferramentas de cores


Entender as características das cores e o modo como estão ligadas é importante para qualquer profissional envolvido com a decoração. Para obter esse conhecimento, a roda das cores ou círculo cromático é uma das ferramentas mais simples e didáticas.

Ao observar o círculo, você verá que as cores ficam dispostas lado a lado, na mesma ordem em que aparecem no espectro cromático. A posição onde cada uma das cores se encontra é fixa e serve para facilitar nosso entendimento das principais combinações e harmonização de tonalidades.

Veja a classificação das cores que compõem o círculo:

Cores primárias

São elas o azul, o vermelho e o amarelo. Quando misturadas, essas três cores dão origem a todas as outras que conhecemos.

Cores secundárias

São as três primeiras cores que surgem com a mistura das cores primárias. Nesse caso, temos o verde (amarelo + azul), o laranja (amarelo + vermelho) e o roxo ou violeta (azul +vermelho).

Cores terciárias

São as cores que surgem com a mistura entre cores primárias e secundárias. Por exemplo: a cor terciária turquesa é formada pela união do azul (cor primária) com o verde (cor secundária).

Além das cores compreendidas pelas categorias primária, secundária e terciária, existe outro grupo importantíssimo que é muito utilizado na decoração: as cores neutras. Essa categoria é formada pelas tonalidades branco, preto, cinza, bege e marrom.

Conheça as opções de paleta de cores


Com a análise da roda ou círculo cromático, é possível selecionar as tonalidades que vão compor a paleta de cores do projeto decorativo. Nesse processo, existem regras básicas que devem ser consideradas para a escolha adequada de cada cor, ou seja, para garantir uma combinação coerente e equilibrada.

Veja exemplos de paletas e quais os critérios usados para a definição de suas cores:

Paleta primária

Como o próprio nome indica, é uma paleta formada pelas três cores primárias do círculo cromático. Essa combinação fica equilibrada quando inserida sobre um fundo neutro, como uma parede branca.

Paleta monocromática

Esse tipo de paleta é formado por uma única cor do círculo cromático. Aqui, a variação de tons é obtida com o uso de diferentes intensidades da cor selecionada para formar um degradê cheio de opções.

Paleta complementar

Essa paleta é formada por uma dupla de cores complementares, ou seja, duas cores que estão em posições opostas no círculo cromático. Um exemplo dessa combinação acontece com o verde e vermelho, que podem ser usados na decoração com diferentes intensidades.

Paleta análoga

As cores análogas são aquelas que se posicionam logo ao lado de uma cor específica do círculo. Por exemplo, as cores análogas do laranja são o amarelo e o vermelho, enquanto que as cores análogas do azul são o verde e o roxo.

Escolha a melhor paleta para o projeto


A escolha da paleta ideal varia de um projeto para outro. Uma boa forma de começar é definir uma cor dominante e, a partir dela, trabalhar com combinações feitas no círculo cromático. Veja, por exemplo, como ficaria uma decoração que pede a predominância do azul em diferentes tipos de paletas:

primária: a composição é feita a partir de um gradiente de azul, com elementos que variam do tom marinho ao turquesa;


complementar: a composição é feita com superfícies ou elementos em azul e alguns detalhes na cor laranja;


análoga: a composição é obtida com a união de elementos na cor azul, azul-esverdeado e azul-arroxeado.


Conhecendo as características de cada paleta, você obtém uma série de possibilidades para combinar cores na decoração de ambientes. Tome cuidado para incluir também as tonalidades neutras em cada projeto, afinal, são opções que oferecem uma base leve e discreta para receber qualquer paleta de cores.


Fonte: Mac Design