Blog

Publicado em 31/10/2022

Instalações hidráulicas - Quais são necessárias?

A instalação hidráulica é muito importante em uma obra, pois quando esse processo não é executado de forma correta, vários problemas podem aparecer na construção posteriormente. É durante a instalação hidráulica que ocorre a construção de todos os sistemas de abastecimento, distribuição e escoamento de água e fluídos do imóvel.


A instalação hidráulica em uma obra diz respeito a todos os sistemas de abastecimento, escoamento e distribuição de água. Incluem-se instalações de água fria, água quente, esgoto, caixa de água, sistema de combate a incêndios e instalações de águas pluviais. A posição, instalação e distribuição de pontos de água na obra são decididos ainda no projeto arquitetônico e hidráulico, antes da etapa de construção.


Uma rede hidráulica bem executada garante a qualidade e a funcionalidade, diminuindo as chances de problemas na rede de esgoto, escoamento de água da chuva, baixa pressão de água, problemas na caixa de água, infiltração e outros problemas.


A instalação hidráulica não é apenas um sistema, mas um conjunto de instalações em uma construção que atuam no transporte, armazenamento, captação e escoamento de fluidos. Cada sistema desempenha um papel fundamental para a funcionalidade da obra e erros em uma das etapas podem gerar problemas futuramente. Veja os tipos a seguir.


Instalações de água fria
Em uma construção, a instalação de água fria representa o sistema de tubulações, conexões, reservatórios, acessórios e dispositivos que ajudam no abastecimento dos pontos de água. Por meio dessa instalação, as saídas de água são abastecidas, como tanques, torneiras, pias, lavatórios, vaso sanitário, ducha higiênica, torneira de jardim e chuveiros.


O sistema de instalação hidráulica de água fria pode ser dividido em sistema direto, indireto e misto. O primeiro se refere ao sistema que não usa um reservatório próprio, abastecido apenas com a rede pública. Já no segundo, há o uso de reservatórios, no qual a construção mantém o abastecimento pelo uso da caixa de água. No sistema misto, o abastecimento conta tanto com o sistema direto quanto o indireto.


Instalações de água quente
As instalações de água quente são parecidas com as instalações de água fria, porém com a diferença de ser preparada para a passagem de água aquecida, como em chuveiros e pias. Por ser um tipo de instalação que suporta água quente, precisa ser feita com materiais resistentes ao calor.


Rede de Esgoto
É por meio da rede de esgoto que os fluidos gerados no sistema hidráulico sanitário, ralos e pias são evacuados para a rede de tratamento e saneamento da cidade. Dessa forma, deve conter as caixas de limpeza de gordura e de inspeção, que são instaladas para evitar entupimentos e problemas na rede. Nesse tipo de sistema, geralmente é usado as tubulações de PVC específicas para essa finalidade, normalmente em tubos brancos reforçados.


Rede de águas pluviais 
A rede de águas pluviais diz respeito à parte responsável pelo escoamento ou aproveitamento da água da chuva. Por exemplo as calhas, tubos de coleta, grelhas, bocais de escoamento e as cisternas. Embora não seja uma água potável, ela pode ser reaproveitada para molhar o jardim e lavar calçada.


Na Açofer, você encontra os materiais necessários para a construção da rede hidráulica, fale com nosso time e solicite cotação.


Fonte: Massi Digital