Blog

Publicado em 06/04/2023

Eletroduto: conheça os tipos e funções

Os eletrodutos, também conhecidos como conduítes, são responsáveis por proteger os cabos e condutores de energia elétrica que passam por debaixo do solo. Eles têm a importante função de impedir que agentes químicos, choques mecânicos, colisões ou outros fatores externos possam afetar os condutores elétricos. Essa proteção é fundamental para evitar incêndios ou explosões que possam ser causados por falhas no isolamento elétrico ou curtos-circuitos.


Dessa forma, a presença dos eletrodutos é fundamental em qualquer construção para garantir a segurança elétrica do imóvel. Além disso, em alguns casos, eles podem ser utilizados de forma visível, contribuindo para a decoração do ambiente e criando um estilo industrial ou urbano.


Confira os tipos de eletrodutos e suas funções.


Eletrodutos metálicos: possuem uma camada de esmalte que ajuda a prevenir a corrosão, além de terem sido submetidos a processos de galvanização, como a aplicação de uma camada protetora de zinco, ou de revestimentos plásticos externos.


Eletrodutos isolantes: feitos de materiais como o PVC, que tem como característica a isolação térmica, elétrica e à umidade, podendo também ser anti chamas.


Eletroduto rígido: podem ser feitos de tubos de aço galvanizado ou PVC, e são usados para preservar os fios e cabos de circuitos elétricos ou para isolamento térmico e elétrico. Eles são resistentes aos impactos externos, mas não são flexíveis, o que dificulta a instalação. Existem dois tipos de eletrodutos rígidos, os roscáveis e os soldáveis.


Eletroduto flexível: podem ser metálicos ou isolantes. São mais usados em ligações de equipamentos que apresentem vibrações ou pequenos movimentos durante o funcionamento.


Eletroduto flexível plano: são utilizados para proteger e conduzir fios e cabos elétricos em instalações de baixa e média tensão. Eles podem ser usados de forma visível, embutida ou enterrada. Sua superfície lisa facilita a passagem dos fios e cabos elétricos, sendo resistente a vibrações, abrasões e impactos.


Eletroduto flexível corrugado: é o mais usado em projetos elétricos por se adaptar facilmente às mudanças de direção. É indicado para instalações elétricas com trajetos sinuosos, sendo bastante flexível e resistente. Na norma brasileira, deve ser amarelo.


Eletroduto corrugado flexível reforçado: usado para aplicação em lajes e pisos a serem aplicados sobre as formas e ferragens. Porém, exigem alguns cuidados de proteção nos pontos críticos pois, embora sejam mais resistentes, também podem sofrer com achatamentos durante a concretagem.


Eletroduto curvável: podem ser dobrados com a mão, usando uma força razoável, mas sem a ajuda de qualquer outra ferramenta.


Eletroduto transversalmente elástico: é produzido de polietileno de alta densidade e é aplicado em linhas embutidas, especialmente em prédios residenciais e comerciais.


Além de entender as diferenças entre os tipos de eletrodutos, é preciso analisar a curvatura que o projeto exige, assim será mais fácil entender se será preciso de um eletroduto flexível ou rígido. Também é importante avaliar o material do qual ele é feito, considerando o nível de resistência contra impactos.


Fonte: Massi Digital