Blog

Publicado em 02/06/2022

Descubra como funcionam os detectores de fumaça

O detector de fumaça pode salvar vidas e proteger patrimônios, um equipamento simples, de fácil instalação e que apresenta um ótimo custo-benefício. O aparelho é utilizado para detectar a presença de fumaça em um ambiente, que pode ser devido ao início de um incêndio. Ele aciona um sistema de alarme, que avisa as pessoas que estão no local sobre o incidente, possibilitando que sejam tomadas as devidas medidas.


Como funciona o detector de fumaça


Quando o detector percebe a presença de fumaça no ambiente, ele emite um sinal para a central de incêndio. Por sua vez, a central envia comandos para os outros componentes do sistema para garantir que as medidas sejam tomadas. Ele é formado por duas partes básicas, sendo um sensor para detectar a fumaça e um alarme eletrônico.


Eles podem funcionar por meio de baterias ou com corrente elétrica. Alguns equipamentos utilizam luzes estroboscópicas e vibrações para alertar pessoas com deficiência auditiva e que não conseguem ouvir um detector de fumaça convencional.


Tipos de detectores de fumaça


Há diferentes modelos de detectores, cada um específico para determinados ambientes e como esses ambientes são utilizados. O que difere cada um é o tipo de sensor utilizado. Conheça abaixo os tipos mais comuns.


Detector de fumaça fotoelétrico 


Esse modelo mede as variações causadas pela fumaça por meio de sensores elétricos sensíveis à luz. O detector é linear e possui de um lado uma fonte de luz e do outro um sensor, que recebe o nome de fotoelétrico porque transforma luz em eletricidade. Enquanto não há presença de fumaça, a luz segue em linha reta, fazendo com que o alarme fique desligado. No entanto, se houver presença de fumaça, ela entra na estrutura fazendo com o que o feixe de luz seja desviado em 90°, atingindo o sensor e disparando o alarme.


Detector de fumaça iônico


O iônico utiliza uma material radioativo, o amerício-241, que emite partículas alfa, sendo a peça principal a câmara de ionização. Nesse espaço, o material radioativo mantém o ar carregado eletricamente, gerando uma corrente elétrica permanente entre duas placas metálicas. Quando há presença de fumaça, as partículas absorvem o ar ionizado e o neutraliza, causando um interrompimento no fluxo da corrente. Essa queda na corrente é percebida por uma placa de um circuito eletrônico, causando o acionamento do alarme.


Esse modelo é mais utilizado em casas e edifícios por ser mais sensível à fumaça e mais barato, podendo ser programado para alertar os bombeiros ou acionar jatos d’água.


Detector de fumaça dual


Os detectores duplos incluem sensores de ionização e sensores fotoelétricos. Desta forma, ele consegue detectar diferentes formas de incêndio.


Independente do sistema escolhido, além dos alarmes locais, é essencial que eles estejam conectados a uma central de monitoramento para que as medidas necessárias sejam tomadas em caso de incêndio, mesmo não tendo pessoas no local.


Como adquirir um detector de fumaça


Agora que você já sabe a importância deste equipamento, é hora de colocá-lo na sua residência e no seu negócio. Faça sua visita ou compre diretamente no site da Açofer. A instalação é simples e pode evitar que um incêndio atinja grandes proporções.


Fonte: Massi Digital