Blog

Publicado em 01/12/2022

Cuidados essenciais na hora de instalar uma tomada elétrica

Instalar uma tomada é uma atividade simples, mas alguns cuidados são necessários. Isso porque se não for instalada corretamente, pode ser fonte de problemas futuros de mau-contato, curto-circuito, oscilações e sobreaquecimento, gerando riscos para a edificação e para as pessoas.


No Brasil, o padrão de tomadas adotado tem o objetivo de garantir maior segurança para os usuários. Mas, se não instaladas corretamente, podem gerar problemas. Por isso, fique atento a esses 4 pontos: siga as recomendações, conheça os tipos de tomadas, defina o uso e ligue os cabos.


Veja mais sobre cada aspecto a seguir.


1 - Siga as recomendações técnicas
É fundamental seguir a finalidade de uso da tomada. Isso porque uma tomada para ligar uma televisão é diferente de uma para ligar uma geladeira e assim por diante. Sendo assim, qualquer modificação da finalidade de uso deve ser acompanhada da mudança do tipo da tomada e também da verificação se a instalação comporta a mudança.


 

2 - Conheça os tipos de tomada
Há no mercado quatro tipos de tomada: tripolar de 10A, tripolar de 20A, bipolar de 10A e bipolar de 20A. De acordo com a NBR 14136/2002, no Brasil são normatizados diferentes tipos de tomadas para uso com cargas de até 20A e 250V, definidos pela corrente e pela existência ou não da conexão de aterramento.


A tomada com conexão de aterramento é a tripolar, e a que não tem conexão de terra é bipolar. Tanto a tripolar quanto a bipolar estão disponíveis para 10 ou 20 ampères.


3 - Defina o uso
A definição da finalidade de uso é o primeiro passo para a instalação correta de uma tomada. Para isso é preciso saber qual será a corrente real da carga e se haverá ligação de
aterramento. Sabendo desses aspectos, é possível definir qual tipo de tomada deverá ser instalada, considerando que a capacidade da instalação, cabos, fios e protetores, estejam dimensionados.


4 - Ligue os cabos à tomada
O ideal é que sejam usados terminais tubulares. Estes terminais, envolvendo a ponta do cabo, já decapada, servirá para evitar efeitos galvânicos entre o cobre do cabo e o latão do terminal da tomada, e também para evitar que o conjunto de fios que formam o cabo se espalhe dentro terminal, o que geraria contato deficiente e sobre-aquecimento.


Agora que você já sabe os cuidados necessários, garanta os melhores produtos na Açofer!


Fonte: Massi Digital