Blog

Publicado em 04/01/2020

Conheça mais sobre a pintura eletrostática em móveis de alumínio!

Quando a questão é decoração da casa e os detalhes dos móveis, existem alguns materiais e acabamentos que garantem uma finalização perfeita, como é o caso da pintura eletrostática. Ela consiste em uma técnica de tingimento que utiliza tinta em pó, garantindo uma cobertura perfeita e resistente especialmente em superfícies metálicas.

Essa é uma ótima alternativa para quem deseja maior qualidade nos móveis e peças, além de elegância e luxo para os diversos ambientes. Quer saber mais a respeito? Continue lendo o artigo para conferir mais informações!

Como ela é feita?


A pintura eletrostática, também conhecida como pintura a pó, é um procedimento que aproveita o princípio da atração e repulsão de cargas para garantir a aderência da tinta. Ela costuma ser utilizada para cobrir e tingir superfícies de metal, no entanto, pode ser aplicada em outros materiais, desde que também obedeça a esses princípios.

Quais são os tipos de pintura eletrostática?


A variação nos estilos de pintura ocorre devido à fabricação, componentes e indicação de usos mais comuns da tinta. Entre os tipos, podemos citar epóxi, híbrido e mesmo a pintura líquida.

Entretanto, a mais recomendada para essa utilização é a pintura de poliéster, uma vez que ela oferece bastante resistência às ações do sol e chuva, bem como ao amarelamento. A pintura de poliéster é ideal para ser aplicada em móveis que serão destinados tanto às áreas externas quanto às internas.

Quais são seus principais benefícios?


A pintura eletrostática é sustentável e apresenta diversos benefícios para a decoração de ambientes. Entre eles podemos citar a capacidade de combinar com cômodos de diferentes estilos, desde o rústico ao mais clean, em áreas externas ou internas.

Afinal, seu acabamento pode ser neutro e permite maior exposição aos raios solares e à chuva. E o melhor: a pintura eletrostática apresenta diversas opções de cores, sem que isso atrapalhe a sua resistência.

Além disso, ela é uma ótima opção para quem deseja móveis de maior qualidade, pois esse tipo de tintura é mais resistente a batidas, arranhões e ferrugem. Isso significa que existem maiores chances de que a pintura não seja danificada caso ocorra algum descuido ou acidente em seu transporte ou mesmo no uso diário do móvel.

Como conservar os móveis com pintura eletrostática?


Como dito, a pintura eletrostática é mais resistente a agentes como raios solares, chuva e arranhões. Contudo, ainda assim é preciso tomar alguns cuidados para manter a superfície intacta e bem conservada. Para isso, é essencial não utilizar produtos abrasivos na limpeza dos móveis, como os que contém álcool, acetona e éter na composição.

Na hora de escolher a decoração para casa, nas áreas externas ou internas, é preciso ter muito cuidado com os materiais e detalhes, bem como dar atenção para garantir que o resultado seja impecável. Sem falar que ela sempre deve oferecer conforto e beleza ao local. Por isso, opte por qualidade nos acabamentos e utilize a pintura eletrostática.


Fonte: Mac Design