Blog

Publicado em 02/03/2023

Conheça as principais aplicações do aço na indústria

O aço teve sua origem em meados do século XIX, tornando-se um elemento revolucionário na época, devido a sua capacidade de substituir o ferro na produção de diferentes objetos. O aço é uma liga metálica composta de ferro e carbono, sendo um insumo 100% reciclável, por isso é considerado uma matéria-prima de baixo impacto ao meio ambiente em comparação a outras.


O Brasil é atualmente um dos maiores produtores do insumo no mundo inteiro e um dos principais exportadores do material.


Para conhecer as principais aplicações do material na indústria, continue a leitura.


Aço na indústria


Diferentes segmentos da indústria utilizam o aço em grande quantidade, por exemplo, o material é muito utilizado na produção de diversos meios de transporte, como ônibus, carro, avião e outros. Na prática, o aço tem um papel fundamental nas mais variadas composições dessas estruturas, principalmente por conta da alta resistência à tração e durabilidade agregada às peças.


Outra aplicação do aço na indústria está relacionada à produção de utensílios e acessórios para casa, como panelas, talheres, bandejas e muitos outros. Além disso, o material está presente em diferentes eletrodomésticos, por exemplo, geladeiras, fogões, fornos e mais.


Além da resistência e durabilidade, o aço pode ter um papel fundamental na conservação de alimentos e produtos perecíveis, evitando contaminações e a exposição a outros fatores externos. Devido a essas características, o metal também pode ser encontrado em embalagens e recipientes da indústria de alimentos e bebidas, assim como na farmacêutica.


Indústrias que fabricam ferramentas também dependem do aço praticamente em todos os seus processos produtivos, considerando que essa liga metálica faz parte da composição essencial de seus produtos.


Outros setores que dependem do aço


Além desses exemplos, o aço está fortemente presente na construção civil. Ele pode estar presente como parte das obras ou como material principal. O sistema construtivo em aço permite liberdade no projeto de arquitetura, maior área útil, flexibilidade, compatibilidade com outros materiais, menor prazo de execução, racionalização de materiais e mão-de-obra, alívio de carga nas fundações, garantia de qualidade, maior organização nos canteiros de obras e precisão construtiva.


O material também é fundamental para o setor de energia do país, estando presente em hidrelétricas, termelétricas e nucleares, torres de transmissão, transformadores, cabos elétricos, plataformas, tubulações, equipamentos de prospecção e extração de petróleo, assim como em perfuratrizes, esteiras e caçambas das minas de carvão.


A Açofer é referência na comercialização de aço! Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos relacionados ao setor.


Fonte: Massi Digital