Blog

Publicado em 04/10/2021

Como usar a furadeira sem danificar canos e fios?

Tem o costume de pensar que furadeira só é usada em obras ou reformas e, por isso, não vê necessidade de ter uma disponível em casa? Engano total! Quando menos esperar, você precisará dela, então, pode inclui-la sem medo em sua lista de ferramentas para pequenos e grandes reparos do dia a dia.


Agora, tem um recado muito importante tanto para quem já tem furadeira quanto para aqueles que vão adquirir: é preciso bastante cuidado na hora do manuseio! Como o próprio nome já torna óbvio, o objetivo dessa ferramenta é furar superfícies. E, se você não estiver atento, certamente correrá o risco de danificar canos hidráulicos e fios elétricos.


Hoje em dia, como a maioria das construções são executadas por arquitetos, designers de interiores e engenheiros, as plantas da obra facilmente acessíveis e, com esses papeis, é possível visualizar com bastante precisão onde estão localizados os pontos hidráulicos e de eletricidade do espaço. Consequentemente, com essas informações ao alcance, as chances de furar algo que errado caem bastante.


No caso da ausência da documentação de plantas, há outras formas de descobrir também os pontos da parede que a furadeira pode ser usada de maneira segura. Para isso, é só observar atentamente o ambiente.


Há um padrão seguido pela maioria das tubulações instaladas, que normalmente são colocadas na horizontal ou vertical. Considerando esse primeiro detalhe, trace mentalmente o caminho que elas farão para alcançar o ponto de água ou elétrica. Depois disso, você já terá uma ideia mais precisa de onde evitar furos ou, então, fazê-los com mais cautela.


Prestes a iniciar os furos, há pontos que também não devem ser deixados de lado. A broca e a bucha, por exemplo, precisam ser do mesmo tamanho. Para ficar mais simples, é só marcar o local do furo na parede com uma caneta e, na broca, traçar uma linha-limite para não aprofundar demais o buraco.


Lembre-se também de nunca realizar a troca da broca com a furadeira ligada e escolher os modelos certos para cada tipo de furo e superfície, e sempre executar o manuseio com muita calma e atenção. Se, por acaso, acontecer algum incidente e um cano ser prejudicado, desligue o registro e solicite ajuda técnica para o conserto. No caso da parte elétrica, caso o disjuntor não tenha desarmado, desligue-o em seguida.


Seguindo nossas recomendações, com certeza a margem de erros será baixíssima e você poderá realizar os serviços necessários sem preocupações!


Fonte: Massi Digital