Blog

Publicado em 01/08/2022

Como tornar plano um terreno em declive?

Também chamado de terraplanagem, o nivelamento de terreno é uma ação necessária para que o espaço esteja apto para receber a construção. O tipo de nivelamento depende muito do terreno, podendo ser mais simples ou demandar um nível maior de dificuldade e tempo, como é o caso dos terrenos em declive.


Esse modelo de terreno é mais trabalhoso pois, como a parte da frente é mais alta que o fundo, é preciso que o aterramento seja feito até que o nível necessário para prosseguir com a obra atingido.


Para que o espaço em declive se torne plano, o primeiro passo é desenvolver um muro de arrimo ou sustentação. Em seguida, é hora de contratar caminhões de terra para que o terreno seja preenchido. Nesta etapa, a empresa responsável espalha toda a terra e faz a compactação a cada 30 cm de atividade, até que o nível desejado seja atingido.


Apesar desse serviço ser muito mais difícil do que nivelar um terreno em aclive, sua execução é indispensável, pois é o que fornecerá segurança e estabilidade.


Normalmente, o orçamento para realizar esse serviço costuma ser um pouco elevado. Logo, antes de tirar o projeto do papel, é recomendado que você contrate um profissional para avaliar os custos com o nivelamento do terreno escolhido.


Há casos em que o terreno pode exigir também cortes de terra em determinados pontos e, posteriormente, realizar o aterramento em outro local. Caso esta seja a situação da sua obra, você poderá utilizar a terra que sobrou do corte para alguma outra finalidade, incluindo o aterramento dos pontos mais baixos.


E para escolher os melhores materiais para sua obra, vem para a Açofer!


Fonte: Massi Digital