Blog

Publicado em 27/01/2020

Aprenda a pintar as paredes de seu quarto em 6 passos

Muitas vezes desejamos mudar o ambiente em que vivemos, mas desanimamos com os gastos e o trabalho que isso pode acarretar. Porém, alterações simples e baratas como pintar o quarto podem trazer a satisfação que procuramos.

Para economizar com mão de obra o ideal é que você mesmo faça o trabalho. Pode parecer complicado e é por isso neste artigo ensinaremos tudo o que você precisa saber em 6 passos. Dessa forma, você terá o seu quarto do jeito que quer com o máximo de economia. Então, leia com bastante atenção e siga nossas dicas corretamente!

1. Adquira os materiais necessários

Antes de realizar o trabalho em si, é preciso ter todos os equipamentos e materiais que serão usados na pintura. Você vai utilizar:

- massa corrida;
- espátula;
- lixa;
- fita crepe azul de pintor;
- tinta acrílica (é muito utilizada para pintura de parede por torná-la impermeável e por ter alta durabilidade);
- luvas de borracha;
- um cabo para misturar a tinta;
- papelão;
- pano de chão;
- um recipiente para diluir e comportar a tinta;
- pincel;
- rolo de lã;


no caso de paredes altas, será necessário o uso de escada ou extensor de rolo.

2. Prepare o quarto

Lembre-se de que manchas de tintas são permanentes. Por isso, retire ou afaste os móveis, cubra o chão com papelão — usando a fita crepe para que ele não se mova.

Também utilize a fita para proteger maçanetas, tomadas, janelas, enfim, tudo o que não pode receber tinta. Além disso, passe-a ao redor da parede que será pintada, a fim de preservar os rodapés, batentes, teto e intersecções de paredes. Pode usá-la com tranquilidade, pois ela não estraga nenhuma superfície em que é aplicada.

3. Prepare a parede

Para pintar uma superfície, o ideal é que ela esteja o mais lisa o possível. Para isso, utilize a massa corrida para preencher furos e nivelá-la. Posteriormente, lixe toda a área, deixando-a sem relevos.

4. Limpe a área a ser pintada

A parede solta uma certa quantidade de pó quando é lixada. Então, use o pano de chão com um pouco de água e detergente para limpá-la e deixar a superfície preparada para receber a tinta.

Lembre-se de esperar a parede secar antes de executar a primeira demão de tinta, evitando, assim, bolhas e manchas.

5. Realize a preparação da tinta

Abra a lata de tinta e utilize o cabo para misturá-la. Depois, despeje no recipiente a quantidade necessária e a dilua com água. O quanto será gasto de cada um dos líquidos para a mistura deverá ser consultado nas instruções que estão no galão.

6. Comece a pintar

O ideal é que se inicie a pintura pelo teto, para evitar respingos no chão e nas paredes, que podem possuir uma cor diferente dele.

O primeiro passo a ser feito é realizar, com o pincel, uma pintura contornando a área a ser pintada, bem rente a fita que está ao redor — quanto maior a espessura desse contorno, menores serão as chances de borrar.

Depois, umedeça o rolo de lã e o mergulhe na tinta — é importante retirar o excesso antes de aplicá-lo, evitando assim manchas ou pingos pela grande quantidade do produto. Então, realize movimentos em W e M, alternadamente, até completar toda a parede.

Deixe secar. Você notará que a pintura não ficou como desejado e isso é normal, pois é preciso de, pelo menos, duas demãos para ficar com um bom acabamento.

Com a parede seca, repita todo o processo, incluindo o contorno com o pincel. Espere a secagem e caso ainda não esteja como você quer, passe uma terceira demão.

É importante se lembrar de retirar toda a fita crepe antes de que a última tinta seque, para que não descasque. Quando toda a superfície estiver seca, retire os papelões e você já pode deixar seu quarto como desejar.

Pintar o quarto pode ser mais fácil e barato do que você imagina. Além disso, tem efeitos muito mais significativos do que apenas a aparência, como a otimização de iluminação natural.


Fonte: Blog Praconstruir