Blog

Publicado em 14/06/2023

Aço estrutural: conheça os tipos e as características

O aço é um dos materiais mais amplamente utilizados na construção civil devido à sua durabilidade e resistência. É especialmente empregado em estruturas, graças às suas características. Com o avanço da indústria, surgiram diversas soluções, e entre elas, o aço estrutural se destaca como uma opção significativa.


O aço estrutural é um material amplamente utilizado em estruturas estáticas ou móveis, como edifícios, pontes, galpões, passarelas e plataformas. Pode ser utilizado tanto em concreto armado quanto em estruturas de aço.


Além disso, também é aplicado em veículos, como caminhões, carros e navios, onde é utilizado em trilhos, engrenagens, molas, componentes agrícolas e outros. Ele também pode ser utilizado na fabricação de ferramentas.


A seguir, conheça os tipos e as principais características desse elemento.


Tipos de aços e suas aplicações


No que diz respeito ao uso, os aços podem ser classificados em diferentes categorias, como: tubos, tubos de seção circular, formas estruturais laminadas a quente, placas e chapas grossas, chapas, barras e vergalhões.


Dado o seu uso frequente em obras, vamos destacar alguns tipos de vergalhões e como eles são divididos:


Aço CA-25: esses vergalhões possuem superfície lisa e são utilizados principalmente na construção de pavimentos e pisos, como barras que suportam o peso.


Aço CA-50: apresenta superfície nervurada e é o mais comum em obras de concreto armado. Possui alta capacidade de deformação e é capaz de suportar cargas concentradas, conferindo segurança à estrutura. Alguns fabricantes oferecem uma linha de vergalhões com um "S" gravado, indicando que são soldáveis.


Aço CA-60: é um tipo de vergalhão com superfície nervurada, que oferece alta resistência e excelente aderência, evitando fissuras no concreto. Possui boa capacidade de soldagem, assim como o CA-50. É amplamente utilizado em estruturas pré-fabricadas, juntamente com o CA-50.


Principais características do aço estrutural


As principais características do aço estrutural são:


- Homogeneidade do material, o que permite prever seu comportamento estrutural, como tensões, deformações e rupturas.


- Alta resistência à tração e tenacidade.


- Boa capacidade de soldagem.


- Possibilidade de corte por chama sem risco de endurecimento.


- Boa trabalhabilidade, facilitando atividades como corte, dobra e furação.


As principais diferenças entre o aço estrutural e outros tipos de aço estão justamente em suas propriedades mecânicas e capacidade de ser trabalhado: soldabilidade, corte, dobra e furação.


Por que utilizar aço estrutural na obra?


O uso do aço é extensivo no mercado da construção civil e em diversas indústrias. Ele desempenha um papel fundamental em nosso dia a dia, sendo utilizado por pessoas comuns na construção de suas casas e por empresas de todos os portes no setor da construção.


A principal vantagem de sua aplicação é a previsibilidade das características mecânicas e estruturais, o que permite o desenvolvimento de construções seguras e econômicas.


Além disso, o uso do aço estrutural é recomendado devido à sua leveza, economia, facilidade de aplicação por profissionais da área e alta durabilidade quando utilizado corretamente.


Para comprar aço de qualidade para a sua obra, conte com a Açofer. Mais de 30 anos sendo referência no setor!


Fonte: Massi Digital