Blog

Publicado em 01/09/2022

5 dicas para acabar com infiltração na parede definitivamente

Alguns sinais indicam que há infiltração, como manchas, bolhas, tinta descascando e revestimento se soltando. Mais do que prejudicar esteticamente ou estragar os móveis, a infiltração também pode impactar na saúde dos moradores e comprometer a estrutura da construção.


Por isso, ela precisa de uma solução imediata e que previna que o problema volte a acontecer. Neste artigo, você vai descobrir como acabar com a infiltração de uma vez por todas.


1 - Identifique as causas
O primeiro passo é identificar as causas da infiltração. Assim, antes de adotar qualquer solução, procure um profissional para analisar a estrutura da parede. Ele pode verificar se existem falhas e a real razão do acúmulo de umidade.


Os motivos mais comuns são problemas com calhas e direcionamento da água das chuvas, sistema de drenagem ruim, rachaduras da parede, falha na impermeabilização, entre outros.


2 - Corrija o problema
A água pode ser uma grande inimiga das estruturas na construção. Por isso, se as medidas necessárias não forem tomadas com urgência, o dano pode se espalhar. Assim, o segundo passo é corrigir o problema. Lembrando que se o trabalho não for executado de forma correta, a infiltração pode retornar.


3 - Impermeabilize
A impermeabilização sempre deve ser feita para evitar que o problema volte. Se a infiltração for no teto ou na parede, é preciso impermeabilizar a área externa. Se a infiltração vem da umidade do chão, é necessário quebrar o piso e tirar o reboco para impermeabilizar a área.


A impermeabilização é feita com produtos específicos.


4 - Revestimento
A escolha de um revestimento de qualidade é um passo fundamental. Além disso, é preciso garantir a utilização do tipo adequado para impermeabilizar a superfície que precisa de correção.


5 - Restaure a parede
O último passo é restaurar o aspecto da parede. Nesta etapa, é preciso descascar todo o revestimento e refazê-lo, aplicando os produtos impermeabilizantes misturados a massa. Após todo o processo, a vida útil da pintura ou do novo revestimento será maior.


Por mais que esse problema possa ser resolvido, os imóveis estão sujeitos a infiltrações em qualquer período. Por isso, é preciso ficar atento e realizar uma manutenção periódica, com o objetivo de identificar essas situações e corrigi-las antes que causem algum dano à construção.


Continue acompanhando nosso blog para mais dicas sobre a construção civil!


Fonte: Massi Digital