Blog

Publicado em 04/04/2022

3 maneiras de tornar sua obra mais sustentável

O conceito de sustentabilidade está atrelado à busca pelo equilíbrio entre os recursos naturais disponíveis e a exploração deles pela sociedade, ou seja, é a busca pelo equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o que ele oferece em acordo com a qualidade de vida das pessoas. Deste modo, surgiu o desenvolvimento sustentável, que procura suprir as necessidades da atual sociedade e atender as necessidades das próximas. O objetivo é não esgotar os recursos naturais para o futuro.


Mas como a construção civil está relacionada com o tema? O setor é uma área importante para a economia do país, no entanto, é um dos maiores responsáveis por causar danos ao meio ambiente, por causa da grande quantidade de resíduos descartados, a extração de matérias-primas e o consumo de energia elétrica e água. Assim, um dos desafios do setor da construção civil atualmente é a sustentabilidade, buscando reduzir os impactos causados pelos processos de construção.


O que é a construção sustentável?


A construção sustentável pode ser entendida como o processo que objetiva manter o equilíbrio entre espaços construídos e espaços naturais, através de determinações que garantam o padrão de qualidade e assegurem a dignidade humana e a equidade econômica. Posto isso, a construção sustentável, além de empregar a sustentabilidade em relação ao uso dos recursos naturais e os impactos no meio ambiente, também atenta para os aspectos sociais e econômicos.


Para uma construção ser considerada sustentável ela precisa seguir alguns critérios, como o respeito ao meio ambiente, considerar as comunidades locais e propor meios para o uso consciente dos recursos naturais. As construções com foco na sustentabilidade estão sendo incorporadas aos poucos pelas construtoras, o que eleva o padrão de qualidade das obras pelos requisitos que ela apresenta.


3 atitudes sustentáveis para sua obra


Tornar a obra mais sustentável é contribuir com o meio ambiente e com a qualidade do imóvel. Os primeiros passos a serem seguidos são a utilização de materiais ecologicamente corretos e o uso de produtos que não agridem o meio ambiente. Confira três atitudes que podem ajudar:


Reaproveitamento de água


A água está presente em quase todas as etapas de um processo de construção, sendo necessário que ela esteja limpa, por isso, uma das alternativas é empregar o seu reaproveitamento. Pode-se captar a água da chuva ou utilizar um sistema de calhas para pegar a água em todos os pavimentos por meio de um circuito fechado de boias. Esse mecanismo permite que a água fique armazenada e possa ser utilizada posteriormente.


Fontes de energia renováveis


Além da energia elétrica não ser sustentável, ela é cara e seu consumo deve ser controlado no canteiro de obras. Uma das principais alternativas é utilizar painéis fotovoltaicos, que asseguram economia por meio da energia solar e promovem a redução do calor em ambientes internos. Outras medidas mais simples podem ser adotadas, tais como a colocação de telhas transparentes em alojamentos e depósitos para aproveitar a luz do dia, desligar aparelhos que não estão sendo utilizados e usar máquinas e equipamentos que consumam menos energia.


Utilização de materiais sustentáveis


Os materiais escolhidos impactam diretamente no orçamento, podendo contribuir com a sustentabilidade da obra. Pode-se utilizar madeiras reflorestadas que tenham selo de certificação, reaproveitar determinados tipos de revestimentos, móveis, madeiras e pedras, além de ajudar o meio ambiente, reduz o preço final e agregam valor ao empreendimento. Outras possibilidades estão sendo estudadas, como a reutilização do mármore e granito, a fim de diminuir os gastos do transporte e encomenda de novas pedras.


As vantagens da sustentabilidade para a construção civil


A sustentabilidade na construção concilia os conceitos socioambientais com as tecnologias disponíveis, buscando o aproveitamento dos recursos de forma consciente, mão de obra e de tempo. Confira mais vantagens:


- Redução do consumo de energia durante a fase de construção.


- Redução do uso de matéria prima de custos elevados.


- Aproveitamento dos recursos, evitando desperdícios e reduzindo a geração de resíduos.


- Valorização de mercado para o imóvel construído de forma sustentável.


Impacto da construção sustentável na sociedade


Além dos impactos positivos para o empreendimento citados acima, a construção sustentável também contribui positivamente para a sociedade. Uma vez que ela reduz o impacto ambiental, haverá a permanência dos recursos para as futuras gerações. Também, há a redução do impacto sobre as comunidades vizinhas, já que grandes empreendimentos ocupam grandes espaços. Com a construção sustentável essas comunidades não sofreram com o descarte de resíduos, por exemplo. Para quem for utilizar o imóvel, encontrará um espaço mais confortável e saudável.


A Açofer oferece os materiais necessários para tornar uma obra sustentável. Entre em contato e conheça nossos produtos.


Fonte: Massi Digital